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Achou algo estranho? Fique atento, pode ser um golpe!

Conheça as estratégias por trás dos golpes virtuais, desde os clássicos até os mais inovadores, que surgem com frequência. A entrada, geralmente por meio de interações sociais, leva as vítimas a agirem sem perceber a manipulação da engenharia social.

Neste blog da BRBCARD, analisamos táticas recentes, destacando semelhanças entre os golpes e oferecendo orientações para evitar cair em armadilhas. Proteja-se das diversas abordagens dos golpistas online.

Falsa central de atendimento

Uma falsa central de atendimento liga e, através de uma gravação ou pelo próprio fraudador, que se passa por um funcionário do banco ou instituição financeira, simula um atendimento.

Durante o suposto atendimento, o golpista alega que houve um problema com alguma transação, uma compra de valor expressivo, um lançamento de seguro, ou qualquer outro problema que exija uma atualização cadastral, sendo necessário confirmar alguns dados pessoais.

Para isso, o fraudador pode solicitar dados pessoais, senhas e até mesmo um token (código alfanumérico) enviado via SMS. Com esse código em mãos, o golpista consegue acessar as funcionalidades internas do aplicativo e cometer fraudes em nome do cliente. Portanto, o token que enviamos é de uso exclusivo do cliente e nunca deve ser compartilhado.

Caso receba ligações desse tipo, desconfie imediatamente. Desligue o telefone, bloqueie o número usado pelos golpistas e ligue para nossa Central de Atendimento através do número no verso do seu cartão. Nunca realize ligações para telefones recebidos por SMS ou mensagens e não forneça informações pessoais a números suspeitos.

Golpe da troca de cartão

Estelionatários se disfarçam de vendedores e obtém sua senha ao observar atentamente quando você a digita em uma máquina de compra. Aproveitando-se de um momento de distração, trocam seu cartão por outro similar no momento de devolvê-lo. Além disso, existem situações em que estranhos oferecem assistência, descobrem sua senha e, sem que você perceba, realizam rapidamente a substituição do seu cartão.

Ao fazer compras, esteja sempre atento à segurança. Observe se o valor da compra está correto no visor e passe o seu cartão você mesmo, nunca o entregue a ninguém. Fique atento a possíveis trocas de notas ou cartões durante a transação. Nos caixas eletrônicos, busque ajuda apenas de atendentes devidamente identificados e uniformizados. Nunca confie em estranhos que se oferecem para ajudar, especialmente se solicitarem seus dados pessoais ou bancários. Sua segurança e a proteção de suas informações são fundamentais.

Golpes do delivery

Maquininha de cartão adulterada

Alguns entregadores mal-intencionados estão oferecendo máquinas de pagamento com visores quebrados durante a entrega de pedidos realizados por meio de aplicativos. Ao passar o cartão sem conseguir visualizar o valor na tela, a vítima acaba realizando um pagamento em um valor indevido.

Para evitar essa situação, é crucial conferir o valor a ser pago antes de inserir o cartão. Além de não efetuar pagamentos em máquinas com visores danificados e, sempre que possível, priorize o pagamento pelo aplicativo. Certifique-se de verificar o valor da compra no comprovante de venda emitido pela máquina.

Ligação de cobrança do estabelecimento

Uma nova tática alarmante nos golpes relacionados a pedidos por delivery ocorre quando a vítima recebe uma ligação de alguém que se faz passar por um funcionário do estabelecimento onde o pedido foi feito. Nessa abordagem fraudulenta, o indivíduo solicita o pagamento de uma taxa extra de entrega, alegando a necessidade de tal cobrança para liberar o pedido. Durante essa ligação, o golpista solicita os dados do cartão de crédito da vítima para efetuar a cobrança supostamente legítima. No entanto, o verdadeiro objetivo é copiar essas informações para uso em atividades fraudulentas. Diante dessa ameaça, é crucial manter-se vigilante.

Ao perceber qualquer suspeita, evite imediatamente efetuar o pagamento e jamais divulgue seus dados pessoais por telefone. Em vez disso, contate diretamente o estabelecimento através do aplicativo utilizado para realizar o pedido. Essa ação assegura a legitimidade da solicitação, prevenindo assim possíveis golpes. Lembre-se, a precaução é essencial para proteger suas informações financeiras e evitar fraudes.

Filmagem dos dados do cartão

Uma estratégia comum utilizada por golpistas envolve um falso entregador que, após o cliente inserir o cartão na maquininha de pagamento, cria uma distração alegando a necessidade de buscar um sinal adequado. Durante esse momento de distração, o fraudador aproveita para ativar a câmera do celular e registrar imagens da frente e verso do cartão. Distanciando-se do cliente, o fraudador adquire acesso aos dados capturados, os quais são subsequentemente utilizados para realizar compras fraudulentas e perpetrar roubos financeiros.

Uma medida preventiva recomendada é efetuar pagamentos diretamente pelo aplicativo utilizado para realizar o pedido, sempre que possível, a fim de reduzir os riscos associados a tais práticas fraudulentas.

Golpe do motoboy

O fraudador costuma entrar em contato com o cliente, se passando por um atendente da BRBCARD. Durante a ligação, informa ao cliente que seu cartão foi clonado e que a empresa tomará medidas imediatas para resolver a situação. Alegando a necessidade de recolher o cartão clorado, o fraudador anuncia o envio de um motoboy para realizar essa coleta. Infelizmente, muitas vezes, a pessoa, acreditando na veracidade da situação, entrega voluntariamente seu cartão ao motoboy. Posteriormente, o fraudador utiliza as informações gravadas no cartão para realizar compras indevidas.

Em algumas situações, os fraudadores solicitam a senha ou pedem para que o você corte seu cartão como como prova de inatividade. No entanto, essa ação de cortar o cartão não é uma garantia de que ele não poderá ser utilizado. Isso ocorre porque, com os dados presentes no cartão, é possível realizar compras online, uma vez que não exige a apresentação física do cartão no momento da transação. Portanto, é fundamental adotar medidas extras de segurança para proteger informações financeiras.

Não entregue ou corte seu cartão! Os dados podem ser usados para compras indevidas. Se você tiver dúvidas sobre a segurança do seu cartão, entre em contato diretamente com o banco emissor.

Golpe do WhatsApp

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais populares no Brasil e no mundo. No entanto, é importante estar atento a possíveis fraudes e golpes que podem ser aplicados por meio dele.

Alguns sinais de que uma mensagem pode ser fraudulenta incluem solicitações invasivas de informações pessoais, erros gramaticais ou ortográficos, links suspeitos ou enviados por pessoas desconhecidas.

Uma pessoa de seu círculo de amizades e/ou familiar pode ter seu número de WhatsApp clonado e vir a solicitar informações do seu cartão ou dados bancários.

Os fraudadores estão enviando mensagens informando que serviço será lançada em sua fatura ou informando de uma transação de valor elevado. Para confirmar ou negar a transação, é solicitado um token (código alfanumérico) recebido por SMS, com ele em mãos, o fraudador conseguirá acessar funcionalidades internas do aplicativo e cometer fraudes em seu nome. Por isso, o token que enviamos é para uso exclusivo do cliente e nunca deve ser compartilhado. Com ele em mãos, o fraudador conseguirá acessar funcionalidades internas do aplicativo e cometer fraudes em seu nome

É importante lembrar que a BRBCARD não oferece contratação ou cancelamento de serviços nem atendimento por WhatsApp