Transformar a vida das pessoas proporcionando experiências exclusivas com serviços de meios eletrônicos de pagamento.
A BRBCARD é uma sociedade integrante do conglomerado Banco de Brasília (BRB), constituída em 23 de julho de 1997 com o objetivo de comercializar e administrar o portfólio de produtos e serviços dos cartões do BRB.
Trata-se de uma Companhia genuinamente brasiliense, que valoriza sua regionalidade e está sempre atenta às necessidades de seus clientes e do mercado de meios de pagamentos, atuando com um portfólio diversificado de produtos que inclui cartões de crédito, de débito, múltiplos e pré-pagos. Importante destacar que o cartão de débito faz parte do nosso portfólio, entretanto, é administrado pelo próprio BRB.
Com foco principal de atuação na região do Centro-Oeste, notadamente no Distrito Federal, a BRBCARD atua com a plataforma de distribuição do seu controlador BRB para atender a esse mercado de consumo que, além das agências e correspondentes, possui importantes canais de atendimento, tais como: as Redes Cirrus e Plus, o Banco 24 horas e a rede compartilhada com o Banco do Brasil S/A.
Propósito
01
Missão
Fornecer produtos e serviços com qualidade e excelência a todos os segmentos de clientes, gerando valor e sustentabilidade ao negócio.
02
Visão
Ser referência de um ecossistema completo de meios de pagamento, reconhecido pelo impacto positivo nas pessoas e empresas.
03
Valores
Nossos valores definem nossa identidade, por meio deles assumimos o compromisso de:
04
Código de Conduta e Integridade e Código de Ética
Código de Conduta e Integridade e Código de Ética
A BRBCARD procura, por meio do seu Código de Conduta e Integridade e Código de Ética, orientar as ações dos empregados, estabelecendo diretrizes a serem adotadas de forma a manter suas atividades dentro dos estritos padrões técnicos, morais e éticos reconhecidos pela sociedade e por esta Companhia.
Código de Conduta e Integridade
A empresa disponibiliza aos seus colaboradores, parceiros e terceiros canal de denúncia para relatar situações que violam o Código de Conduta e Integridade e as legislações em vigor.
O canal é fornecido pela empresa Contato Seguro, empresa independente e especializada. Os relatos podem ser feitos de forma anônima ou identificada.
0800 601 8687
Governança corporativa
A BRBCARD opta pelas boas práticas de governança corporativa, adotando como principais diretrizes a transparência, a prestação de contas, a honestidade e a responsabilidade corporativa, proporcionando aos acionistas a gestão estratégica e o monitoramento da direção executiva e de seus processos internos.
Política de Divulgação de Atos e Fatos Relevantes
Política para Transações com Partes Relacionadas
Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa – 2021, ano-base 2020
Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa – 2022, ano-base 2021
Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa – 2023, ano-base 2022
Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa – 2024, ano-base 2023
Órgãos Estatutários
Ética
A gestão da ética na BRBCARD é pautada por um conjunto de ações criadas para nortear a conduta dos empregados a fim de propiciar o cumprimento da missão e visão da companhia em conformidade com os princípios morais estabelecidos. Essas ações procuram conscientizar os empregados sobre a postura ética esperada.
Código de conduta ética
A BRBCARD procura, por meio do seu Código de conduta ética, orientar as ações dos empregados, estabelecendo diretrizes a serem adotadas de forma a manter suas atividades dentro dos estritos padrões técnicos, morais e éticos reconhecidos pela sociedade e por esta companhia.
Controles internos
Visão geral sobre os controles internos
Os controles internos referem-se aos processos e às práticas pelas quais as organizações procuram assegurar que todas as ações planejadas e aprovadas são executadas adequadamente, visando a salvaguarda dos ativos, a exatidão e confiabilidade das informações gerenciais e dos registros financeiros, a promoção da eficiência operacional e a aderência às políticas da organização. Tem por finalidade contribuir para a realização dos objetivos estratégicos e a perenidade da companhia.
Controles internos na BRBCARD
O sistema de controles internos da BRBCARD é composto pelo conjunto de normas (Estatuto Social, Plano Básico Organizacional, Código de Conduta Ética, Regimento dos Órgãos Estatutários, Comitês Técnicos, Políticas, Planos, Manuais e Procedimentos), ações e estruturas administrativas que visam auxiliar a companhia a atingir seus objetivos estratégicos.
A responsabilidade pela condução das atividades relacionadas com os controles internos encontra-se definida e aprovada pela administração da BRBCARD, sendo que as respectivas disposições estão acessíveis a todos os empregados, por meio de normas e procedimentos internos.
Alta administração
O envolvimento da alta administração com as questões de controle interno e gestão de riscos ocorre por meio de deliberações dos seus órgãos de administração, definidos estatutariamente como Conselho de Administração e Diretoria Executiva.
Gestão de riscos
A BRBCARD possui unidade específica com a missão de desenvolver atividades para identificar, avaliar, monitorar, controlar e mitigar os riscos de crédito, liquidez e operacional compatíveis com a natureza e complexidade dos produtos, serviços, processos e sistemas da instituição.
Para assessorar a Diretoria da Companhia, foi instituído o Comitê de Gestão de Riscos, Conformidade e Controles Internos, que tem por objetivo zelar e fazer cumprir as estratégias para gestão dos riscos de crédito, liquidez e operacional, controles internos e de conformidade, bem como prestar apoio à gestão dos negócios por meio da avaliação e do monitoramento dos riscos e dos controles.
As políticas de gerenciamento de riscos revelam que sua estrutura de gerenciamento de riscos é compatível com a natureza das atividades da companhia, com a complexidade dos produtos e serviços oferecidos e guardam proporcionalidade com a dimensão das exposições aos riscos.
Risco de crédito
As diretrizes para o desenvolvimento das atividades de gestão de risco de crédito estão descritas na Política de Gerenciamento de Risco de Crédito vigente da BRBCARD, na qual estão estabelecidas as ferramentas utilizadas para o gerenciamento de risco de crédito da companhia.
A política prevê o alinhamento e a integração dos riscos de crédito assumidos pela BRBCARD às necessidades regulatórias de capital do Conglomerado Prudencial BRB, de forma a preservar sua solidez financeira.
As ferramentas de gerenciamento de risco de crédito permitem à BRBCARD produzir e divulgar internamente ao controlador, periodicamente, os indicadores de risco de crédito relativos à carteira ativa de contas de cartão.
Risco de liquidez
No intuito de honrar eficientemente suas obrigações financeiras e proteger seu patrimônio, a BRBCARD adota medidas consistentes no gerenciamento do seu risco de liquidez.
Por intermédio da análise do seu fluxo de caixa diário e do monitoramento dos indicadores a BRBCARD gerencia a exposição ao risco de liquidez.
A política de investimentos permite atuar, de forma conservadora, na aplicação dos recursos financeiros, de modo à sempre manter ativos líquidos em montantes suficientes para cumprimento de suas obrigações.
Risco operacional
O processo de gerenciamento de risco operacional tem por objetivo identificar, avaliar, monitorar, controlar e mitigar os riscos operacionais relacionados às atividades e aos negócios da BRBCARD, a fim de proteger o patrimônio, minimizando as perdas decorrentes dos eventos de riscos determinados pela Resolução Bacen nº 3.681/2013.
O gerenciamento adequado do risco operacional está diretamente relacionado ao conhecimento dos processos existentes na companhia. Para tanto, a gestão do risco na BRBCARD é baseada no mapeamento de processos para identificação e avaliação dos riscos operacionais.
Relatório de Indicadores Chave de Risco e Perdas Operacionais 2019
Relatório de Indicadores Chave de Risco e Perdas Operacionais 2020
Sustentabilidade
A transparência em relação à sustentabilidade das atividades organizacionais é do interesse de diferentes públicos da companhia, incluindo o mercado, empregados, organizações não governamentais, clientes entre outros.